Minilia

Procurando o que fazer na internet? Acesse o Minilua!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Manual Completo Do Suicídio

Andei navegando pela net a procura de coisas mórbidas para escrever aqui e acabei me deparando com uma matéria sobre esse tal manual.


Os japoneses são conhecidos por serem peritos em suicídios desde à época dos antigos samurais e seu ritual no qual rasgava o abdômen com uma faca, técnica conhecida como harakiri, mas eu não imaginava que eles eram tão fanáticos nesse assunto a ponto de publicar um livro detalhado sobre o fato.




Antes de iniciarmos com o post gostaria de citar o Artigo 122 do Código Penal Brasileiro que diz o seguinte:



Induzimento, instigação ou auxílio a suicídio

Art. 122 - Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça:

Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, se o suicídio se consuma; ou reclusão, de
1 (um) a 3 (três) anos, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza
grave.


Parágrafo único - A pena é duplicada:

Aumento de pena

I - se o crime é praticado por motivo egoístico;
II - se a vítima é menor ou tem diminuída, por qualquer causa, a capacidade de
resistência.


Agora já podemos seguir com os post...


O Manual Completo de Suicídio (em japonês: 完全自殺マニュアル) é um livro japonês escrito por Wataru Tsurumi. Sua primeira publicação deu-se em 4 de julho de 1993, e vendeu mais de um milhão de exemplares. O livro de 198 páginas dá descrições explícitas e analisa uma variedade de métodos de suicídio como overdose, enforcamento e envenenamento, e não se trata de um manual para doentes terminais. Não há preferência por métodos menos dolorosos ou mais dignificantes; o livro avalia de fato cada método em termos da dor que ele causa, a preparação necessária, a aparência do corpo após a morte e sua letalidade.


O livro

O livro tem o propósito de ser um manual. O autor não discute razões ou filosofias por trás do suicídio. Ele retoricamente põe a pergunta por que alguém precisa viver?, mas a deixa sem resposta. O livro simplesmente descreve os métodos de suicídio e então faz análises detalhadas sobre cada um deles.

No livro há 11 categorias:

Overdose
Enforcamento
Auto-defenestração
Corte de pulso e carótida
Colisão de carro
Envenenamento por gás
Choque elétrico
Afogamento
Auto-imolação
Congelamento
Outros

Todos os capítulos iniciam com um gráfico descrevendo o método a ser analisado, em termos da dor que ele causa, a preparação de que ele necessita, a aparência do corpo após a morte, a perturbação que ele pode causar aos outros e sua letalidade. Cada um desses itens é avaliado com crânios, onde 5 crânios representam a maior pontuação.


Reação pública

O código criminal japonês apenas censura imagens de órgãos genitais. Uma vez que o tema abordado no livro não recai sobre este tipo, o livro não foi censurado pelo governo. Apenas 8 prefeituras rotularam o livro como yugaitosho (perigoso à saúde), o que proíbe a venda a menores — em Tóquio a venda não foi proibida.

Existem muitos casos de suicídio onde o livro foi encontrado próximo ao corpo; em alguns casos, estudantes.

O livro não encoraja ou desencoraja o suicídio, de forma que não recomenda a um eventual suicida que procure ajuda. O livro mostra que certos métodos são mais dolorosos e mais fatais que outros. Além disso, mostra que certos métodos "populares" de suicídio têm uma baixa probabilidade de sucesso. Por esta razão, alguns argumentam que o livro tornou as tentativas de suicídio mais fatais. Alguns ainda atribuem a alta taxa de suicídio no Japão não apenas ao alto número de tentativas, mas à letalidade dos métodos utilizados, e o livro contribui para isso.

Após intenso debate e crítica, Wataru Tsurumi publicou um segundo livro: Nosso Completo Manual de Suicídio. Neste livro, ele publica cartas de fãs e de ódio que ele recebeu. Este livro ajudou a focar a atenção do público nas diferentes razões pelas quais as pessoas cometem suicídio, e as eventuais controvérsias. O livro ainda é amplamente disponível. A mesma editora, mas com um outro autor, publicou O Manual Completo do Desaparecimento em 1994.


Já revirei a internet a procura por esse livro, apenas a nível de curiosidade, e não encontro pra baixar em lugar algum...


Se você chegou nesse post porque tem interesse em cometer suicídio, repense sobre o assunto, se dê uma chance!!

Fonte: http://sinistroaoextremo.blogspot.com/2012/06/o-manual-completo-do-suicidio.html#ixzz23TUkJSex

Um comentário:

  1. Hum...
    Interessante, esse é o tipo de coisa que quero achar na deep web e não acho...
    Não que eu vá me suicidar claro ¬¬, eu valorizo minha pois ela é todo meu futuro, e não quero ficar sem futuro.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...